23 julho 2010

NAÇÃO BUSEIRA

Há exatamente 17 dias estou deixando meu carro em casa para trabalhar de bus. Não que eu seja uma pessoa verde ou preocupada com o planeta. Até sou, mas deixar o carro em casa significa uma economia de 70x4 (combustível pelo número de semanas) + 150 (mensalidade do estacionamento) - 120 (mais ou menos o que eu vou carregar ao mês no Bilhete Único), que dá uma simpática economia de 310 reais ao mês. É bom demais, principalmente pq ao dia, vou gastar no máximo 30 minutos a mais entre ida e volta em relação ao que gastaria de carro.

O problema é que se no carro posso me entregar a meus pensamentos solitários, maléficos, de dominação ou qualquer vibe que me atinja no dia, no coletivo, além de não compartilhar os meus comigo mesma porque eu sou discreta e reservada e talz, tenho de ter os pensamentos alheios compartilhados. O que me incomoda deveras:

1) Neguinho acha que ele é o dono de um gosto musical universal e toca seu funk da bicicletinha em último volume e sem colocar fones. Sim, no viva voz. Tá certo que certos fones nem filtram o que o cafuçu ouve e vaza para o ambiente, mas colocar o som maldito no viva voz é muita sacanági.

2) A amica acorda às 6 da manhã, toma seu banho de beleza e como tá atrasada, taca uma porrada de creme Kolene na cabela e sai. Só que às 8h ela ainda tá no busão e pescando, de um lado pra outro e de trás pra frente, encosta na janela, na cálega do lado e em cada superfície encostada, deixa sua marca branca. Gentiz, pelo amor de Deus, creme para pentear ou leave ins são para passar pouco e por favor, se é pra comprar creme, vamos escolher pelo menos um que o cheiro não seja tão agressivo à narina alheia. Assim, não precisa usar Kerastase, mas usa um que não seja fedido e usa moderadamente! Com meio pote do creme, o couro cabeludo não respira e o cabelo fica pesado!

3) Fim da picada é tarado do busão. Aquele cara que, se o bus tá vazio, fica secando a lomba das meninas. E quando tá cheio, fica encoxando, se roçando. Um desses dia, senti um cidadão se aproveitando de mim e não tive dúvidas, virei e acertei as partes baixas com uma sacola que eu tava carregando. Tomara que tenha machucado! Outra categoria de tarado que dá vontade de puxar pelo saco e torcer é aquele que fica de pé só olhando dentro do decote das meninas. Ódio desse tipo de parasita!

4) E tem mulher sem noção tb. Com esse calorzinho, o que eu tenho visto de menina de blusinha + calça baixa que fica mostrando uma pança cremosa, que se esparrama sobre a cintura da calça, é brincadeira! Nem falo de gente com roupa inapropriada, tipo macacão jeans colante, microssaia, top megadecotado, umas roupas que parece que foram colocadas a vácuo. Não precisa se vestir que nem a Costanza Pascolato, mas gente, noção e moderação devia vir de fábrica!

5) Compartilhar a vida com terceiros via celular. Só 17 dias, mas já vi de tudo. Gente brigando com o namorado de chorar (dentro do ônibus), gente gritando com mulher/marido/filho. Gente discutindo com o cartão de crédito o parcelamento de uma fatura e brigando pq tava devendo. Gente contando pra amiga que ouviu no busão que uma moça tava contando em voz alta pelo celular que tomou uma justa causa pq a câmera do circuito interno a flagrou funfando com o cálega de repartição. E o povo com voz estridente? Chego no trabalho com dor de cabeça.

O que eu acho mais engraçado/interessante é que eu tô demorando pra me entediar.
Tipo, hj eu to cansada de andar de ônibus... Mas cara, hj é sexta, descanso dois dias e só vejo o combo motorista/cobrador na segunda... Não adoro, mas me gusta mucho!

Nenhum comentário: